Please reload

Posts Recentes

Encontro Anual da Ordem do Templo - Chile 2018

January 22, 2019

1/2
Please reload

Posts Em Destaque

A Morte de Jacques Demolay

March 10, 2017

O site oficial da Ordem do Templo Brasil lança essa semana um blog dentro da própria página, com o intuito de disponibilizar notícias acerca de suas atividades e temas relacionados. Para iniciarmos os trabalhos selecionamos o tema do aniversário da morte de Jacques Demolay.

 

Jacques Demolay

 

Fonte: Templários: Jacques Demolay, 703 anos de sua morte em Paris.

Disponível em: <https://thoth3126.com.br/jacques-de-molay-699-anos-de-sua-morte-em-paris/>.

Acesso em: 18 Mar. 2017.

 

Demolay nasceu em 1244, em uma comunidade francesa chamada Vitrey-sur-Mance. Embora não existam muitas informações sobre sua infância e adolescência, sabe-se que aos 21 anos este importante personagem da História Templária entra para as fileiras da Ordem do Cavaleiros Templários. Com um histórico de valor e heroísmo, a Ordem do Templo participou das Cruzadas com o objetivo de recuperar e proteger Jerusalém de grupos muçulmanos.

Fonte: Cruzadas Disponível em: <http://dougnahistoria.blogspot.com.br/2016/03/mapas-historicos-cruzadas-do-sec-xi-xii.html>

Acesso em: 18 Mar. 2017.

 

 

Na posição de Grão-Mestre, Demolay teve grandes dificuldades para organizar e consolidar as fileiras templárias na batalha de reconquista de Jerusalém. Conseguindo alcançar o objetivo esperado, Demolay se destaca como uma importante figura na história dos Templários.

Os Cavaleiros atraíram a atenção dos poderosos senhores feudais. Em 1305, o Rei Francês Filipe IV, interfere diretamente no controle dos Templários para impedir a ascensão da Ordem no poder do catolicismo. O Rei Filipe tinha consciência que a Ordem do Templo possuía grandes propriedades, bens e outros tipos de riqueza. Como a honestidade era um dos maiores princípios desta Ordem de Cavalaria, muitos homens deixavam seus bens sob a guarda templária.

A partir de 1307, a perseguição aos Templários ganha força. O Rei Filipe IV manda capturar Demolay e seus homens na madrugada do dia 13 de outubro, pois o mesmo se encontrava cercado de poucos Templários para uma para realizar uma resistência no momento da prisão. Ao longo de sete anos, Demolay e alguns cavaleiros sofreram torturas e viveram em condições subumanas.

Após três julgamentos, Jacques Demolay se recusava a revelar o local das riquezas da Ordem e a denunciar a localização de seus companheiros templários. Desmentindo provas forjadas sobre sua pessoa e da Ordem, Demolay foi levado à Corte Especial. Foi julgado pelo Papa Clemente V, que pela sua proximidade com Filipe IV permitiu que esse equívoco histórico fosse cometido por ganância e soberba.

O rei Filipe IV ordenou que Demolay e seus companheiros fossem queimados na fogueira no dia 18 de março de 1314. Sua trajetória se tornou testemunho de lealdade e companheirismo para os Templários de todas as gerações.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Procurar por tags
Please reload