A Morte de Jacques Demolay
O site oficial da Ordem do Templo Brasil lança essa semana um blog dentro da própria página, com o intuito de disponibilizar notícias acerca de suas atividades e temas relacionados. Para iniciarmos os trabalhos selecionamos o tema do aniversário da morte de Jacques Demolay.
Jacques Demolay
Fonte: Templários: Jacques Demolay, 703 anos de sua morte em Paris.
Disponível em: <https://thoth3126.com.br/jacques-de-molay-699-anos-de-sua-morte-em-paris/>.
Acesso em: 18 Mar. 2017.
Demolay nasceu em 1244, em uma comunidade francesa chamada Vitrey-sur-Mance. Embora não existam muitas informações sobre sua infância e adolescência, sabe-se que aos 21 anos este importante personagem da História Templária entra para as fileiras da Ordem do Cavaleiros Templários. Com um histórico de valor e heroísmo, a Ordem do Templo participou das Cruzadas com o objetivo de recuperar e proteger Jerusalém de grupos muçulmanos.
Fonte: Cruzadas Disponível em: <http://dougnahistoria.blogspot.com.br/2016/03/mapas-historicos-cruzadas-do-sec-xi-xii.html>
Acesso em: 18 Mar. 2017.
Na posição de Grão-Mestre, Demolay teve grandes dificuldades para organizar e consolidar as fileiras templárias na batalha de reconquista de Jerusalém. Conseguindo alcançar o objetivo esperado, Demolay se destaca como uma importante figura na história dos Templários.
Os Cavaleiros atraíram a atenção dos poderosos senhores feudais. Em 1305, o Rei Francês Filipe IV, interfere diretamente no controle dos Templários para impedir a ascensão da Ordem no poder do catolicismo. O Rei Filipe tinha consciência que a Ordem do Templo possuía grandes propriedades, bens e outros tipos de riqueza. Como a honestidade era um dos maiores princípios desta Ordem de Cavalaria, muitos homens deixavam seus bens sob a guarda templária.
A partir de 1307, a perseguição aos Templários ganha força. O Rei Filipe IV manda capturar Demolay e seus homens na madrugada do dia 13 de outubro, pois o mesmo se encontrava cercado de poucos Templários para uma para realizar uma resistência no momento da prisão. Ao longo de sete anos, Demolay e alguns cavaleiros sofreram torturas e viveram em condições subumanas.
Após três julgamentos, Jacques Demolay se recusava a revelar o local das riquezas da Ordem e a denunciar a localização de seus companheiros templários. Desmentindo provas forjadas sobre sua pessoa e da Ordem, Demolay foi levado à Corte Especial. Foi julgado pelo Papa Clemente V, que pela sua proximidade com Filipe IV permitiu que esse equívoco histórico fosse cometido por ganância e soberba.
O rei Filipe IV ordenou que Demolay e seus companheiros fossem queimados na fogueira no dia 18 de março de 1314. Sua trajetória se tornou testemunho de lealdade e companheirismo para os Templários de todas as gerações.